Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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EDUCAÇÃO COMO DIREITO: DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS EXITOSAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Samyr Jardim Ornelas

Resumo


Este artigo parte do interesse em analisar as práticas inovadoras e exitosas de uma escola pública estadual, localizada no interior mineiro, durante o período de afastamento social, motivado pela Covid-19, quando da abertura das inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2020. O desenvolvimento da pesquisa iniciou-se durante a apreciação do documento enviado para a Superintendência Regional de Ensino- SRE da jurisdição, para ser submetido ao processo de seleção ao Prêmio. A pesquisa em pauta buscou investigar como a referida escola enfrentou o desafio do afastamento social, para manter o vínculo entre os atores escolares, a fim de compreender a influência da gestão escolar no processo de enfrentamento das dificuldades impostas pela crise sanitária. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica referenciada em autores renomados no assunto. A coleta dos dados foi feita através da análise documental, com a utilização do próprio Relato de Experiências disponibilizado pela escola para verificação. Os dados revelam que os profissionais da escola, embora tenham enfrentado inicialmente desafios, conseguiram integrar os estudantes no ensino remoto, com um trabalho em parceria e com ações inovadoras consideradas de fundamental importância para o fortalecimento do processo. Evidenciam também as vantagens e desvantagens desse ensino em relação ao presencial, e ainda que essas práticas exitosas devem continuar sendo mantidas mesmo no período pós-pandemia, uma vez que são necessárias à manutenção dos padrões de qualidade, da gestão democrática e, consequentemente, à permanência e engajamento dos estudantes no processo ensino- aprendizagem.

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