Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESTADO DA ARTE SOBRE A VULNERABILIDADE EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NA FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS

Maria de Lourdes Silva, Berta Leni Costa Cardoso

Resumo


Tendo em vista os enfrentamentos existentes durante a graduação, o presente estudo objetivou verificar as produções científicas já expostas em três bancos de dados (Periódicos da CAPES; Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES; e Banco de Dissertações e Teses - PPGED/UESB). As buscas foram realizadas utilizando-se as palavras chaves: vulnerabilidade emocional, qualidade de vida e universitários. Foram encontradas 17 publicações, as quais culminaram em três categorias analíticas: Qualidade de vida, Comportamentos acadêmicos e satisfação dos universitários, e Vulnerabilidade emocional de universitários. No presente estado da arte, pode-se concluir que, o bem-estar do universitário durante a graduação é um fator determinante para uma boa qualidade de vida; que quanto mais positivas as vivências e os comportamentos acadêmicos, maior a satisfação dos discentes na universidade; e que os ambientes das instituições de ensino superior e o período do desenvolvimento que muitos alunos ingressam na graduação são forte propiciadores de vulnerabilidade emocional e consequentemente, promotores de adoecimento mental nos universitários. Além disso, observou-se que as produções não discutem esta temática diretamente.

Texto Completo: PDF