OS DESAFIOS DO ACESSO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE PANDEMIA: Uma análise sobre a assistência estudantil no Instituto Federal da Bahia – IFBA
Maísa Dias Brandão Souza
Resumo
Este artigo propõe compreender as contribuições da assistência estudantil para a efetivação do ensino remoto no Instituto Federal da Bahia (IFBA) em tempos de pandemia. Para tanto, analisa-se a oferta do ensino remoto ocasionado pela crise pandêmica, a fragilidade do princípio da universalização do direito à educação constitucionalmente garantido e o papel da assistência estudantil como política pública educacional. A metodologia utilizada parte da revisão bibliográfica de cunho descritivo, de abordagem qualitativa, com levantamento de materiais de web sites, leituras e análises de artigos científicos, livros e revistas, análise documental (decretos, lei, portarias, resoluções) e dados de órgãos de pesquisa. O estudo proporcionou a compreensão da importância da assistência estudantil para minimizar as desigualdades de acesso entre os estudantes, porém evidenciou que as ações, muitas vezes de caráter pontual, não são suficientes para garantir o direito do acesso à educação para todos.
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