Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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PERMANÊNCIA OU RESISTÊNCIA? EIS A QUESTÃO... A ATUAÇÃO DO PROGRAMA MAIS FUTURO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA–CAMPUS ITAPETINGA, 2019.

Karoline Kétery Alves Barbosa, Elizania Costa Silva, Arlene Rosa de Santana, Daélcio Ferreira Campos Mendonça

Resumo


Este estudo tem o intuito de analisar o Programa Mais Futuro no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). No que se refere aos aspectos metodológicos foi realizada uma pesquisa de campo exploratória baseada na abordagem qualitativa. Para a consecução da mesma, adotamos como instrumento a coleta de dados primários e entrevista elaborada em forma de questionário on-line, efetuada com estudantes egressos da Universidade. Como aportes teóricos que fundamentaram este estudo, as principais fontes de pesquisa foram os respectivos autores: Bourdieu (1998); Minayo (2001); Andríola (2006); Moura (2006); Martins (1994); Fonseca (2002); Cury (2005); Triviños (1987); Oliveira (2013); Menezes (2012); Maciel;Lima;Gimenez (2016).Na análise documental e dos aparatos legais foram revisados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), Constituição Federal de 1988(CF/88, art.205), Plano Nacional de Educação (PNE) Lei nº 13.005/2014,a Lei nº 12.711/2002, de 29 de agosto de 2012, referentes ao Programa Bolsa permanência Lei nº 13.458, de 10 de dezembro de 2015 e o Decreto nº17.191,de 16 de Novembro de 2016, que por fim regulamenta o Projeto Estadual de Auxílio Permanência. A partir dos resultados obtidos por meio dessa pesquisa é factível a importância do Mais Futuro para auxiliar na permanência e na prevenção da evasão estudantil.

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