A TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO REMOTO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DO INTERNACIONAL AO LOCAL
Igor Tairone Ramos dos Santos, Geysa Novais Viana Matias, Arlete Ramos dos Santos
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apontar as perspectivas sobre o ensino remoto e o acesso à tecnologia na pandemia da Covid-19, de algumas instituições, a saber: o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Movimentos Sociais e Educação do Campo e Cidade/GEPEMDECC, O Banco Interamericano de Desenvolvimento/BID e a União Nacional de Dirigentes Municipais/Undime. A metodologia utilizada para desenvolvimento deste artigo foi a revisão de literatura, que se baseou na análise de relatórios das instituições acima citadas para percepção dos seus dados de pesquisas. Como conclusões, percebemos que algumas instituições, em âmbito internacional, nacional e local, desenvolveram relevantes pesquisas sobre o acesso à tecnologia no ensino remoto e todos os relatórios aqui analisados convergiram para o fato de que os professores e os alunos se encontravam despreparados para utilização da tecnologia digital, com a proficiência necessária no ensino remoto e, também, que entre os principais problemas para esse acesso estão as condições para aquisição de equipamentos de tecnologia digital e a dificuldade de formação docente para utilização desses equipamentos.
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