A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2008-2020)
Gildeny de Almeida Rodrigues, Leila Pio Mororó
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os resultados do mapeamento da literatura acadêmico-científica que versa sobre a política de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no período de 2008 a 2020. Inicialmente, a partir de pesquisa bibliográfica, realizou-se um levantamento, por meio eletrônico, das produções que tratam da temática nos bancos de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e de nível Superior) e do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Em seguida, foram realizadas as análises quantitativa e qualitativa do total de 94 achados, entre teses e dissertações, a partir da sistematização dos dados no que concerne a alguns aspectos, tais como: tipo da pesquisa, região de origem, ano de publicação e sua distribuição em categorias de análise. De modo geral, a formação de professores para a EPT é uma temática pouco explorada e carente de produções científicas. Nos trabalhos publicados, os pesquisadores destacam a falta de uma política pública consolidada de formação docente para atuação na EPT e enfatizam a importância da formação pedagógica para atuação nessa modalidade educacional por meio de licenciaturas e/ou cursos especiais de formação pedagógica.
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