Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR: DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA

Antoniclebio Cavalcante Eça, Claudio Pinto Nunes

Resumo


O trabalho do gestor escolar, objeto de análise desta pesquisa científica, visa investigar os desafios para construção da autonomia no contexto das unidades escolares no âmbito do município de Ibirataia-Bahia, e as políticas públicas educacionais que orientam o processo democrático. Como ponto de partida e, considerando a autogestão como espaço para liberdade e um dos princípios fundamentais da gestão democrática, instituídos nos documentos oficiais como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB n. 9394/96, Plano Nacional e Municipal de Educação- PNE/PME, Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, Projeto Político Pedagógico e na própria Lei do Sistema Municipal de Ensino, fundamentam essa pesquisa, dentro de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, sob a ótica do materialismo histórico-dialético, pautadas nas ideias de diferentes autores da área como, Barroso (1996), Dourado (2000;2007), Paulo Freire (2011), Gadotti (1992;2012), Oliveira (2002;2013), Paro (2006;2016), que comungam do mesmo pensamento de que, a escola, local onde se realiza a gestão escolar, somente será possível a construção da autonomia com princípios democráticos, quando houver o envolvimento de todos os integrantes no processo educativo, valorizando a presença e a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar, e assim assegurar a qualidade social da educação pública e do ensino, fortalecendo o compromisso político e a transformação social.

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