Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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GESTÃO DEMOCRÁTICA: CAMINHO PARA A AUTONOMIA E EFICÁCIA DA ESCOLA

Ana Geisa Barbosa Rocha, Vaneusa Silva Pereira, Cintia Paula Camargo Santos Cordeiro, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


O artigo enfoca a gestão democrática como meio para se conseguir a autonomia e qualidade da educação e tem como objetivo analisar questões fundamentais que a escola enfrenta para proporcionar um ensino de qualidade respeitando a diversidade da comunidade escolar. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de autores que abordam sobre o tema, especialmente módulos de um programa de capacitação de gestores (Progestão). Nesse sentido o trabalho enfatizou a importância de as escolas terem equipes democráticas, participativas e unidas para obter a qualidade da educação, apesar do cenário educacional ainda manter-se distante, com gestão ainda centralizada e com pouca participação da comunidade.

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