Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO PRÁTICA DA PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL

Danielle Monteiro do Nascimento, Bruna Katiely Queiroz dos Santos, Gabriela Rocha da Silva, Carmem Virgínia Moraes da Silva

Resumo


O presente trabalho propõe apresentar os resultados preliminares de uma prática de orientação profissional em instituições educacionais integrada com a realidade histórica, social e cultural, em uma perspectiva preventiva e interdisciplinar. Desenvolvemos a proposta de intervenção com o objetivo da realização de Orientação Profissional com uma turma do 9º ano, realizada em uma escola da rede municipal da cidade de Vitória da Conquista-BA. A prática foi construída à luz da compreensão da Psicologia Escolar/Educacional como subárea de conhecimento e atuação da Psicologia, ancorada em conceitos da perspectiva sócio-histórico-cultural de Vigotski, tal como a apreensão de homem e da realidade que o circunda. Para tanto, o método de intervenção utilizado contou com uso de questionário, realização de roda de conversa e dinâmicas, construção de material (juntamente com os alunos) e registro fotográfico dos materiais produzidos. A programação da prática foi de seis encontros, com tempo de aproximadamente 50 minutos cada. Os resultados preliminares a partir dos dados obtidos nos quatro primeiros encontros apontam que o entendimento dos alunos a respeito do tema a ser trabalhado tem como foco central o mercado de trabalho e, consequentemente, suas escolhas estão atreladas a este campo. Dessa forma, faz-se necessário descontruir a ideia de profissionalização como fator primordial, e sim, apresenta-la como um caminho de possibilidades dentro de um universo imenso de caminhos.

 

Palavras chave: Orientação Profissional; Psicologia Educacional; Psicologia Escolar


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