Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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VOZES QUE ECOAM: ENTRE PESQUISAS, PESQUISADORES E AS PRODUÇÕES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Etelvina de Queiroz Santos, Lady Daiana Oliveira da Silva

Resumo


O presente trabalho apresenta as vozes de pesquisadores sobre as políticas curriculares de Educação para as Relações Étnico-raciais formuladas e publicadas no período de 2009 a 2017. Transcorridos mais de 15 anos da promulgação da Lei Federal 10639/03, buscamos compreender como o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana está sendo abordado no meio acadêmico, bem como a valorização do negro/a é recontextualizada nas pesquisas recentes e práticas pedagógicas. Para tanto, realizamos um levantamento de produções acadêmicas, dissertações e teses, sobre política e prática curricular para educação das relações raciais. Este levantamento das produções sobre políticas curriculares para educação das relações étnico raciais possibilitou-nos conhecer o que tem sido discutido e analisado sobre a temática, e, orientou-nos quanto às análises que ainda precisam ser feitas para contribuir com a ampliação dos conhecimentos sobre esse campo da ciência.

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