Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

VIVÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O OLHAR NA PERSPECTIVA BOLSISTAS ID’S

Alice Angélica Mafra, Ana Claudia Pereira Sampaio, Horrana Quetile Santos Pinto, Nereida Maria Santos Mafra De Benedictis

Resumo


O presente relato de experiencia descreve a vivencia de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e apresenta uma reflexão das experiencias e três bolsistas ID’s, durante o auxílio e desenvolvimento de atividades no Colégio Estadual Polivalente de Vitória da Conquista-BA no período de 2018 ao início do primeiro semestre de 2019. O PIBID tem como objetivo principal a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. O Programa familiariza os Bolsitas ID’s com a sala de aula, construindo o processo da formação do docente. Para nós, bolsistas de iniciação à docência (ID) e futuras docentes a experiência foi e continua sendo ímpar em relação à formação, pois as prática em conjunto com a professora supervisora, em sala de aula, tem contribuído com a formação e associação teórico-prática. Por meio desse processo ocorre uma troca de conhecimento e de aprendizado.


Texto Completo: PDF