Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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VIOLÊNCIA E VULNERABILIDADE: RELATO DE INTERVENÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR

Lívia Maria Santos Chaves, Odilza Lines de Almeida, Cristiano Santos da Cruz, Grazielle Meira Freire, Nathália Cristina Terêncio Costa de Souza

Resumo


O presente trabalho objetiva partilhar uma intervenção proposta no componente curricular Psicologia e Vulnerabilidade Social, do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. O objetivo da atuação foi a compreensão da violência escolar como processo de vulnerabilidade que impacta o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças em uma escola da rede municipal de ensino do município de Vitória da Conquista - Bahia. Desta forma, desenvolvemos uma atividade de observação, análise, contato e proposta de intervenção frente aos processos de violência no contexto escolar. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter qualitativo, sendo utilizadas técnicas de observações, entrevistas e questionários. Dispomos de seis encontros para tal, tratando desde coleta, até análise e devolutiva de informações e propostas construídas em conjunto com os atores da escola. Ao final do processo verificamos a grande receptividade pela maior parte dos envolvidos e a presença explícita e implícita de violência (violência na escola, à escola, da escola - física, econômica e simbólica). A partir de tais conclusões foram construídas algumas sugestões, vindas dos atores da escola e nossas, visando possibilidades de atuação. Logo, compreendemos que é na escuta do ambiente escolar como espaço de criação e transformação, em sua natureza complexa e difusa, que se torna possível a atuação de todos os atores sociais na invenção de saídas próprias para os impasses vivenciados no seu cotidiano. 

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