UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTROS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SEI
Resumo
O presente artigo parte de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como objetivo analisar se o professor de Ciências na EJA considera as especificidades de seus alunos a partir de um planejamento para a construção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). Partimos da premissa de que alguns autores defendem um Ensino de Ciências para EJA partindo do respeito e consideração às especificidades dos sujeitos dessa modalidade visando a Alfabetização Científica. Para isto, buscamos analisar a partir de encontros com uma professora regente de Ciências, em uma parceria para construir uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) adaptada à EJA, se esta demonstrava considerar o público de trabalho. Os encontros foram gravados e transcritos para análise. A partir da análise dos dados, conseguimos perceber momentos nos quais a professora de Ciências considera o público e suas especificidades no planejamento, bem como apresenta contribuições didático- metodológicas quando se planeja, em parceria, uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para os alunos da EJA.
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