Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TRANSITIVIDADE VERBAL: DA ÓTICA FUNCIONALISTA À PRAXIS

Patrícia Mota do Amaral Lima, Soleane Rodrigues Lustosa Lima, Valéria Viana Sousa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar como a Transitividade Verbal é abordada na escola, a partir da abordagem apresentada no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II para, posteriormente, propormos uma intervenção pedagógica, baseada nos paradigmas linguísticos orientada, sobretudo, pelo modelo de estudo proposto por Hopper e Thompson (1980). Nesse sentido, para atendermos a tal objetivo, recorremos ao legado deixado por cânones da Tradição, como: Cunha e Cintra (2001), Cegalla (2005) e Rocha Lima (2008) e da Linguística, a saber: Azeredo (2002), Perini (2002) e Castilho (2016). Ainda sob o viés da Linguística, ancoramos nas contribuições de Cunha e Souza (2011); Cunha; Oliveira; Martelotta (2015) e, principalmente, dos parâmetros propostos por Hopper e Thompson (1980). O livro didático analisado foi Português: Linguagens de Cereja e Magalhães –9ª edição, a fim de identificarmos a concepção por ele adotada e, consequentemente, a que predomina na sala de aula. Assim, mediante os estudos realizados, a análise do livro didático e as nossas experiências na sala de aula como professoras de Língua Portuguesa, propomos uma sequência didática para contribuirmos com o processo de ensino e aprendizagem da Transitividade Verbal, em turmas do Ensino Fundamental II.

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