TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES INSERIDAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
Resumo
Este artigo é resultado de uma de pesquisa qualitativa realizada com mulheres inseridas na modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA, entre os anos de 2016 e 2017 em uma escola Estadual do Município de Vitória da Conquista, Bahia. O contato com as minhas informantes ocorreu no período de realização da observação e monitoria requisitos das práticas do estágio de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. A pesquisa problematizou a articulação entre a desigualdade sócio educacional e a trajetória de escolarização das mulheres inseridas na EJA. Como escolha teórica nos apoiamos na sociologia da educação de orientação bourdieusiana e aos debates que entrelaçam estudos de gênero e educação. Os resultados apontam que as mulheres estão mais presentes nos bancos escolares, porém, são mais propensas a desistirem de suas trajetórias escolares do que os homens, já que são mais constrangidas às demandas do mundo doméstico e do trabalho.
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