Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES INSERIDAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA

Rosane Silva de Jesus, Nubia Regina Moreira

Resumo


Este artigo é resultado de uma de pesquisa qualitativa realizada com mulheres inseridas na modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA, entre os anos de 2016 e 2017 em uma escola Estadual do Município de Vitória da Conquista, Bahia. O contato com as minhas informantes ocorreu no período de realização da observação e monitoria requisitos das práticas do estágio de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. A pesquisa problematizou a articulação entre a desigualdade sócio educacional e a trajetória de escolarização das mulheres inseridas na EJA.  Como escolha teórica nos apoiamos na sociologia da educação de orientação bourdieusiana e aos debates que entrelaçam estudos de gênero e educação.  Os resultados apontam que as mulheres estão mais presentes nos bancos escolares, porém, são mais propensas a desistirem de suas trajetórias escolares do que os homens, já que são mais constrangidas às demandas do mundo doméstico e do trabalho.


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