Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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REINVENTANDO O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: O USO DO MÉTODO SOCIOLINGUÍSTICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Ivigne Silva Pontes, Rosângela Alves de Oliveira Santos

Resumo


Este estudo tem por objetivo refletir sobre a importância do uso de métodos de ensino do processo de aquisição da leitura e escrita integrados a uma teoria de conhecimento, bem como analisar as contribuições do Método Sociolinguístico para o processo de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como principal instrumento de investigação.  Dos estudos realizados para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível compreender que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo, que precisa ocorrer a partir de um ensino sistematicamente organizado, direcionado à apropriação dessas habilidades, bem como aos seus usos efetivos nas práticas sociais em que os educandos estão inseridos. Esse estudo nos revelou, ainda, a importância da formação continuada do professor para que o trabalho no ciclo de alfabetização ocorra com qualidade e para que os docentes que atuam nessa etapa da escolarização possam compreender as necessidades do processo de aprendizagem da leitura e escrita e, assim, ressignificar suas práticas em sala de aula.

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