Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFORÇO ESCOLAR: PARA ESTUDANTES COM DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Rosângela Caires Viana

Resumo


O trabalho apresenta resultados de um projeto de reforço escolar realizado na escola Centro Educacional Padre Manoel Olímpio (CEPMO), localizada na cidade de Dom Basílio-Bahia. Tem como principal objetivo compreender e analisar como atividades de reforço escola contribuem para alfabetizar alunos/as com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram os/as alunos/as do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental I, as aulas de reforço aconteceram, no contraturno, na sala de recursos multifuncionais (SRM). Foi utilizado uma abordagem qualitativa e de campo na construção e sistematização desta produção científica através de observação participativa, aplicação de questionários e relatos de experiências. Como aporte teórico, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental. Esse estudo se embasa, em uma educação, em prol da inclusão de estudantes com dificuldades e transtornos de aprendizagem.


Texto Completo: PDF