Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO/A PROFESSOR/A ALFABETIZADOR/A: UM OLHAR PARA O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA, LINHA DE AÇÃO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Daiane de Jesus Andrade Pereira, Nandyara Souza Santos Sampaio

Resumo


O presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada como requisito avaliativo da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso – TCC para obtenção do grau de licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tal investigação teve como objetivo conhecer como o PIBID, linha de ação Anos Iniciais, do Ensino Fundamental contribuiu com a formação de professores/as alfabetizadores/as. As discussões propostas nesse estudo foram pautadas nos referenciais teóricos de Pimenta e Ghedin (2006); Pimenta (1995 e 1999), Pimenta e Lima (2005/2006); Schon (2000); Gatti (2009 e 2010); Gomes (2011); Soares (1985, 2004 e 1999); Ferreiro e Teberosky (1986); Pimenta e Anastasiou (2002); Mendonça e Mendonça (2006, 2007 e 2010) e Bardin (1979). Para o alcance dos objetivos e questões propostas na pesquisa, utilizamos como dispositivo de produção de dados a entrevista semiestruturada, realizada com 05 professoras alfabetizadoras, egressas do PIBID, subprojeto de Pedagogia, Linha de Ação Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados obtidos, fica evidenciado que o PIBID foi de suma importância para formação das educadoras, pois as capacitou a aprimorar suas habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do processo de sua formação, aliando teoria e prática de forma satisfatória.

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