Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS

Mateus Ribeiro Campos, Alan de Aquino Rocha

Resumo


A Educação Física Escolar, não possui uma sistematização curricular como as demais disciplinas escolares deixando, aos professores, a seleção dos conteúdos, pois a Educação Física possui um vasto repertório formado pelas diversas manifestações corporais criadas pelo ser humano ao longo dos anos. O objetivo deste artigo foi relatar os critérios utilizados pelos professores na escolha dos conteúdos das aulas de educação física. Esse artigo é um estudo exploratório com abordagem qualitativa. A análise dos dados foi feita através da categorização descrita por Bardin (1987). Os resultados iniciais indicaram que os professores selecionam os conteúdos levando em consideração a relevância sócio-política e educacional dos mesmos, e os documentos oficiais. Conclui-se inicialmente que existe uma teorização no processo de escolhas e organizações dos conteúdos por partes dos professores de educação física no ensino médio.

Texto Completo: PDF