Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PROCESSOS DETERMINANTES NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Dalvani Oliveira Menezes, Denise Aparecida Brito Barreto

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão quanto a processos que são determinantes na formação educativa de crianças de 0 a 6 anos e tem como objetivo é ampliar as reflexões acerca dos processos que determinam o desenvolvimento educacional das crianças aqui apresentadas. Buscamos percorrer os caminhos de alguns pensadores desses temas, para assim obtermos as linhas mestras do pensamento a percorrer. Dentre eles: Ferreiro (1999), Freire (1989), Kramer (1997), Piaget (2007), Foucault (2004; 2013), Soares (2000; 2004), Rojo (2009), Tfouni (2005) e documentos oficiais da educação brasileira. Esses teóricos nos ajudaram a refletir sobre aspectos imperativos como, também, elucidar conceitos e características tais quais a sempre polêmica temática do letramento e da alfabetização, buscando os aspectos que se completam e se fundem; o espaço escola como instituição de acolhimento e propagação de saberes à leitura e escrita como processos dinâmicos e de transformação. 

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