Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) REALIZADO NO CONTEXTO HOSPITALAR

Katiúscia Pereira da Silva Anjos, Sandra Maria Pinto Magina, Maria Elizabete Souza Couto

Resumo


O presente trabalho, recorte de uma pesquisa em fase inicial, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação – Formação de Professores da Educação Básica, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, tem como finalidade compreender como professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam em contexto hospitalar, participam dos processos de ensino-aprendizagem de Matemática das crianças hospitalizadas em tratamento oncológico e matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A referida temática tem sido discutida no entorno dos estudos em Educação Matemática, sendo notória a necessidade de efetivação tanto da proposta dos PCN como a garantia da participação e inserção dos alunos à cultura matemática. A pesquisa dar-se-á em hospital pediátrico situado na região sul da Bahia e visa analisar as práticas dos professores no que tange ao conhecimento matemático. Nessa direção, trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como procedimento um estudo de caso com a participação dos docentes que trabalham no hospital. Os instrumentos de coleta de dados são:  a observação (guiada por um roteiro previamente elaborado) e a realização de uma entrevista semiestruturada. Assim, espera-se que a investigação contribua para o entendimento, reflexão-ação no âmbito da Educação Matemática presente nas práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado, no contexto hospitalar bem como em outros espaços onde é realizado esse tipo de atendimento, traçando caminhos percorridos e possibilidades a partir dos dados e análises desenvolvidos.

Texto Completo: PDF