PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) REALIZADO NO CONTEXTO HOSPITALAR
Katiúscia Pereira da Silva Anjos, Sandra Maria Pinto Magina, Maria Elizabete Souza Couto
Resumo
O presente trabalho, recorte de uma pesquisa em fase inicial, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação – Formação de Professores da Educação Básica, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, tem como finalidade compreender como professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam em contexto hospitalar, participam dos processos de ensino-aprendizagem de Matemática das crianças hospitalizadas em tratamento oncológico e matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A referida temática tem sido discutida no entorno dos estudos em Educação Matemática, sendo notória a necessidade de efetivação tanto da proposta dos PCN como a garantia da participação e inserção dos alunos à cultura matemática. A pesquisa dar-se-á em hospital pediátrico situado na região sul da Bahia e visa analisar as práticas dos professores no que tange ao conhecimento matemático. Nessa direção, trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como procedimento um estudo de caso com a participação dos docentes que trabalham no hospital. Os instrumentos de coleta de dados são: a observação (guiada por um roteiro previamente elaborado) e a realização de uma entrevista semiestruturada. Assim, espera-se que a investigação contribua para o entendimento, reflexão-ação no âmbito da Educação Matemática presente nas práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado, no contexto hospitalar bem como em outros espaços onde é realizado esse tipo de atendimento, traçando caminhos percorridos e possibilidades a partir dos dados e análises desenvolvidos.
Texto Completo: PDF