Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PRINCÍPIO DA QUALIDADE FORMAL OU TÉCNICA E POLÍTICA NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO NAVARRO DE BRITO

Talia Moraes Lima, Andreza Carrilho Santos, Alisson Chaves de Oliveira, Sabrina Barbosa Gomes

Resumo


O presente artigo nasce das pesquisas e atividades pedagógicas realizadas na disciplina Praticas em Projetos Pedagógicos Aplicado ao Ensino de Geografia, ministrada no curso de Licenciatura em Geografia – UESB no semestre de 2018.1. Dentre as muitas problemáticas que permeiam o ambiente escolar o projeto em questão se ateve ao estudo do princípio da Qualidade Formal ou Técnica e Política no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB). A delimitação do princípio norteador, bem como, as discussões bases estão ancoradas em Veiga (1995; 2010), sobretudo, no que diz respeito as concepções mais gerais do Projeto Político Pedagógico (PPP), e sua relação com os desdobramentos com o princípio da qualidade. No transcorrer da pesquisa (documental, teórica e empírica) a realidade estudada trouxe a necessidade de buscar em outros autores como Barbosa (2012) e Demo (1994), os conceitos e concepções acerca da conversação que há entre o PPP e as concepções que fundamentam o princípio da Qualidade; em Ribeiro (2004) foram discutidas sobre as contribuições acerca do ambiente escolar para a qualidade do ensino/ aprendizagem. Ademais, reconhecemos o estudo como de suma importância para entender como esses princípios estão sendo tratados no chão da escola, pois os mesmos nascem na escola e para ela são desenvolvidos. 

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