Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Thais Barbosa Fernandes, Luciana Souza Moreira, Ádma Bernadino Magalhães

Resumo


Este artigo trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, da aplicação de uma oficina com ênfase para o ensino da matemática, construída por bolsistas do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), na escola Benjamim Farah. A oficina foi desenvolvida com alunos do 4º ano do ensino fundamental e contou com a participação de 18 alunos. Dessa forma, este estudo visa refletir sobre os resultados e discussões acerca da inclusão da ludicidade nas aulas de matemática, dando ênfase para suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa, apropriando-se da observação participante e entrevista semiestruturada que nos possibilitaram identificar dificuldades das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I, que estavam atreladas a resolução de cálculos matemáticos. Portanto, os resultados obtidos evidenciaram a relevância da relação entre práticas lúdicas e o ensino da matemática, uma vez que, aproximar o conteúdo da vida cotidiana do aluno a partir de uma abordagem lúdica, implica diretamente no processo de aprendizagem significativa.

Texto Completo: PDF