PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Thais Barbosa Fernandes, Luciana Souza Moreira, Ádma Bernadino Magalhães
Resumo
Este artigo trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, da aplicação de uma oficina com ênfase para o ensino da matemática, construída por bolsistas do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), na escola Benjamim Farah. A oficina foi desenvolvida com alunos do 4º ano do ensino fundamental e contou com a participação de 18 alunos. Dessa forma, este estudo visa refletir sobre os resultados e discussões acerca da inclusão da ludicidade nas aulas de matemática, dando ênfase para suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa, apropriando-se da observação participante e entrevista semiestruturada que nos possibilitaram identificar dificuldades das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I, que estavam atreladas a resolução de cálculos matemáticos. Portanto, os resultados obtidos evidenciaram a relevância da relação entre práticas lúdicas e o ensino da matemática, uma vez que, aproximar o conteúdo da vida cotidiana do aluno a partir de uma abordagem lúdica, implica diretamente no processo de aprendizagem significativa.
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