Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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PORTFÓLIOS EM LICENCIATURAS: APORTES DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

Jussara Midlej, Ivana Conceição de Deus Nogueira

Resumo


Estudo qualitativo desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié, no semestre letivo de 2017.1, em contextos acadêmicos de Ciências Biológicas e Letras relacionado aos componentes curriculares Psicologia da Educação I e II, a partir de estratégias metodológicas de autoformação e apoio avaliativo. No processo houve proposições, intencionais e sistematizadas, de composição e montagem de denominados portfólios em diferentes expressões de linguagens. Esta investigação-formação ocorreu em interfaces autorregulatórias e mediadoras com vistas a transformar a sala de aula num laboratório de pesquisa e, assim, realizar análises de como esta estratégia metodológica poderia ser capaz de mobilizar os discentes para o desenvolvimento de atitudes favoráveis à produção e autorregulação de conhecimentos, além do uso deste dispositivo  como instrumento avaliativo. O protagonismo dos estudantes, nos diálogos com os conteúdos trabalhados, e a socialização dos conhecimentos produzidos deram mostras de funcionar como focos problematizadores do processo ensino-aprendizagem possibilitando observações, registros e crescentes reflexões em situações de interação e autoavaliação. As produções discentes revelaram que a natureza das informações contribuiu para os discentes ampliarem a tomada de consciência frente às tarefas inerentes ao processo acadêmico, além de proporcionar oportunidades formativas criadoras de novas relações pedagógicas, intervenções mais efetivas na realidade. Trouxe significados que indicam aberturas para um exercício metodológico sistematizado relacionado a processos de emancipação humana em renovadas concepções de aprendizagem e avaliação.


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