Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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POR UMA VISÃO NÃO PARADIGMÁTICA DA EVASÃO ESCOLAR NO EXEMPLO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB / JEQUIÉ

Ana Paula Novaes dos Santos, Caroline Silva das Virgens, Marcelo Torreão Sá, Tânia Regina Braga Torreão Sá

Resumo


Neste artigo propomos oferecer reflexões sobre a visão (não) paradigmática envolve o conceito de evasão escolar e, ademais, também, traremos algumas razões sobre os motivos que influenciam os aluno(a)s do curso de pedagogia da UESB, campus universitário de Jequié há se evadirem dos seus estudos na universidade. Todos sabemos, no âmbito da escola básica, a evasão escolar não se constitui numa novidade. Na universidade pública e, em especial no curso de pedagogia da UESB/Jequié, não seria diferente. Considerando, então, que a oferta do curso de pedagogia da UESB/Jequié ocorre em dois turnos (matutino e noturno) e que a realidade concreta aponta um alto índice de evasão nesses, problematizamos sobre razões que precipitam tal evasão, fenômeno que vem sendo sinalizado pelas instâncias administrativas da Universidade – mormente o Colegiado do Curso de Pedagogia – já há algum tempo, com vistas há mitigação desse. O que nos “fustiga” a pesquisar é, nesse sentido, o apelo dessa instância, mas também, a observação da realidade concreta, aonde vimos notando a diminuição gradativa do tamanho das turmas, nossos colegas discentes. As questões que levantamos nesse trabalho são: será que o índice de saída pode ser equiparada quantitativamente entre os cursos diurno e noturno?; Quais motivos levam os alunos há se evadirem? Os motivos que levam os alunos dos cursos diurno e noturno a se equiparam? São questões que nos propomos a investigar.

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