PESQUISAS SOBRE DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESTADO DA ARTE
Nilson Sousa Cirqueira, José Valdir Jesus de Santana, Reginaldo Santos Pereira
Resumo
Esse trabalho teve como foco de análise recuperar as principais pesquisas realizadas no cenário nacional acerca da docência masculina na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I. Para tanto foi feito um levantamento no âmbito da ANPED nos Grupos de Trabalho (GTs) 07 (Educação de crianças de 0 a 6 anos), GT 08 (Formação de professores), GT 13 (Educação fundamental) e GT 23 (Gênero, sexualidade e educação). O período de busca e seleção dos trabalhos abarcou pesquisas de 2004 estendendo-se até o segundo semestre de 2017. Esse recorte temporal se justifica pela criação do GT 23 (Gênero, sexualidade e educação), ocorrida na 26ª Reunião Anual da ANPED, realizada em Poços de Caldas. Após as análises, constatou-se que todos os trabalhos tinham o “gênero” como categoria principal das pesquisas. Um trabalho utilizou o “estado da arte” como metodologia adotada e três como abordagem qualitativa. Todas as quatro pesquisas analisadas apresentam pontos relevantes que merecem atenção para a produção de futuros trabalhos na área.
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