Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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OTOBIOGRAFIA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OUTROS POSSÍVEIS EM EDUCAÇÃO

Neurisângela Maurício dos Santos Miranda, Maria Inez de Carvalho

Resumo


Este artigo é uma introdução e, como tal, preliminar que ensaia as possibilidades de aproximações entre Otobiografia, os discursos e práticas curriculares contemporâneos, em especial no que concerne aos estudos curriculares para formação em exercício de professores. Com o objetivo de problematizar o potencial teórico da otobiografia, já conhecida como conceito e prática de pesquisa, o faço incorporando-lhe uma dimensão pedagógica caracterizada pela escuta. Neste sentido, teço a discussão movimentando diversos conceitos que envolvem as chaves de composição temática – otobiografia, currículo e formação – contextualizadas ao espírito de nosso tempo, atentando para algumas fendas discursivas, mobilizadoras de sentidos outros para os termos, durante encontro de tais chaves no acontecimento da formação em exercício de professores. A movimentação da escrita inicia-se com leituras de Silas Monteiro – professor da Universidade Federal de Mato Grosso que, em seu doutoramento (2004), cria o Método Otobiográfico inspirado no conceito homônimo de Jacques Derrida – e amplia-se no diálogo com teóricos da Filosofia da Linguagem e da Filosofia da Diferença, para, enfim, anunciar as possibilidades da aproximação entre a otobiografia e os estudos curriculares para a formação em exercício de professores. 

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