Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS EM UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA: UM ESTUDO SOBRE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DO AEE.

Catarina Oliveira Franco de Mendonça, Viviane Bríccia do Nascimento

Resumo


O estímulo das percepções através dos órgãos dos sentidos será o ponto de partida e estudo deste projeto como alternativa inicial do processo de desenvolvimento comportamental de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou Autistas, como falamos comumente. Vamos analisar como através destes estímulos sensoriais poderemos garantir a ampliação de conhecimento de mundo.

A pesquisa usará atividades investigativas, baseadas na observação, análise, aos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, para a compreensão de como se dará a interação e aprendizagem dos mesmos nesta proposta.

Em função da hipersensibilidade sensorial das crianças autistas, o número de pesquisas sobre este tema também é crescente. Diante disto, estaremos relacionando nesta pesquisa teorias e práticas da área de Ciências com comportamentos de crianças autistas.

Temos então por objetivo construir conhecimentos e um instrumento complementar a prática pedagógica e investigativa com alunos no espectro autista, analisando abordagens que possam favorecer o desenvolvimento de comportamentos que favoreçam a socialização, interação e aprendizagem


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