Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS IMPACTOS DA PROVA BRASIL: UM OLHAR SOBRE O PODER DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Rogério Thomaz dos Santos, Jussara Moreira

Resumo


Esse trabalho tem por objetivo, analisar os efeitos do poder governamental trazidos pela avaliação em larga escala para o currículo escolar; no contexto brasileiro, isso recai sobre as políticas públicas educacionais de avaliação em larga escala – no caso específico a Prova Brasil. Nesse sentido, ao trazer à tona as discussões sobre as avaliações de larga escala que, por sua vez, incidem nos Índices do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), acaba por nos levar a fazer uma análise do próprio currículo escolar, debatido a partir dos conceitos de saber-poder. Logo, o aporte teórico foi encontrado nos estudos de Michael Foucault (2002, 2004); Tosta (2015); e, Silva (2005). Para caminhar por essa pesquisa, cujo recorte de tempo, ocorreu de 2017 a 2019, optamos pela abordagem qualitativa, tendo por instrumento de coleta de dados a análise documental.  Temos, portanto, como resultado, a constatação de inconsistências e contradições quanto ao que se afirma ser a finalidade da avaliação em larga escala - Prova Brasil; o que se percebe é um sistema de ranqueamento, que busca os melhores índices de aproveitamento (produto) ao invés de servir de parâmetro para um diagnóstico da aprendizagem.

Texto Completo: PDF