Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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OFICINAS DE CAPACITAÇÃO NO LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, ARTE E EDUCAÇÃO (LIBERTE) : TRANSFORMAÇÕES E ESPERIÊNCIAS EVOCADAS PELOS PARTÍCIPES

Maria Lizandra Mendes de Sousa, Camila Gabrielly Silva do Nascimento, Rosa Maria de Jesus Brito, Marttem Costa de Santana

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é apresentar a experiência do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação – LIBERTE na promoção de oficinas de capacitação sobre arte-educação para educadores, graduandos da Universidade Federal do Piauí e comunidade loco-regional. O interesse por essa investigação científica surgiu mediante as observações e estudo sobre as oficinas de capacitação cedida pelo LIBERTE. Trata-se de uma pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, alicerçada em Clandinin e Connelly (2011), com recorte factual de 2018-2019. Utilizou-se a questão gerativa narrativa concebidas por Flick (2009) e Jovchelovich e Bauer (2010). Escolheu-se, como cenário de pesquisa, o laboratório de arte vinculado ao Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS) vinculado a Universidade Federal do Piauí (UFPI), na cidade de Floriano/PI. As/os interlocutoras/es foram dez (10) partícipes das oficinas ofertadas pelo laboratório ao longo do seu desenvolvimento e aprimoramento. Analisou-se a produção dos dados narrativos, por meio da técnica de análise de hermenêutica-dialética desenvolvida por Minayo (2002). Realça-se que as oficinas estimulam o desenvolvimento de capacitações, de sentimento e ideal de liberdade, de transformações no modo de perceber as diferentes culturais e respeitá-las e favorecer o desenvolvimento e crescimento pessoal, intelectual e profissional. O Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação – LIBERTE, com suas mais variadas atividades, favorece a ampliação e a potencialização do capital cultural, não somente por possibilitar outras vivências e experiências, mas também, por contribuir, positivamente, para o desenvolvimento global do ser humano. Esse trabalho divulga o despertar de graduandas/os e demais pessoas sobre a valorização da arte e de produções artísticas, além do reconhecimento da pesquisa e de projetos sociais presenteada pela comunidade acadêmica e extra-acadêmica.


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