Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)
O TEATRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ILHÉUS/BA
Lilian Cristina Fonseca Menezes, Jeroaldo de Souza Santos
Resumo
Este artigo visa refletir as contribuições do Teatro no processo de ensino-aprendizagem no 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de observar as bases legais e científicas para o desenvolvimento de uma proposta metodológica no processo de ensino e aprendizagem de forma transversal. A metodologia adotada neste trabalho parte de natureza qualitativa, de um levantamento bibliográfico e da análise documental (caderno de estágio e planos de aula) obtidos através dos registros do caderno do Estágio Supervisionado e Obrigatório na Escola Municipal do Salobrinho, Ilhéus, Bahia. Esta pesquisa constatou a necessidade dessa arte como componente curricular obrigatório, mediante as definições legais para a Educação Básica e comprovou a relevância da linguagem teatral como proposta metodológica que possibilita aos discentes o desenvolvimento da criatividade, expressão, percepção, oralidade, produção escrita, imaginação, socialização, leitura e transformação social (BOAL, 2000) através da abordagem sobre o racismo apresentadas nos poemas e falas dos personagens.
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