Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA CIDADANIA DO IDOSO

PATRICIA ADRIANA SILVA FREIRE, ALINE CRISTINA ALVES DA SILVA, ARLETE LISBOA DOS SANTOS GRAIA, MAIARA PEREIRA ARAÚJO

Resumo


O Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI, da Universidade do Estado da Bahia - Campus XX – Brumado, desde o ano de 2009 vem desenvolvendo ações que busca atuar na “recuperação” do idoso, oferecendo-lhes atividades que buscam o desenvolvimento de suas potencialidades. As atividades estão concentradas nas áreas teóricas, trabalhos manuais, tecnologia e informação, e vivências corporais. Aos idosos além de anos de vida conquistados é necessário a garantia de qualidade de vida, que precisa ser otimizada à medida que envelhecem. O papel do Projeto vem atuando com esse objetivo, com atividades integradas e palestras, buscando a disseminação de conhecimento, educação, autoestima, convívio social, através de atividades que misturam exercícios físicos e mentais, lazer e cultura, bem como troca de experiências e saberes entre a comunidade acadêmica e comunidade de idosos. A pesquisa foi realizada com os idosos participantes do Projeto desde seu início, em 2009, buscando identificar as mudanças que a UATI para sua cidadania. Como fundamentação teórica foram realizadas leituras e discussões de autores como Euler Esteves Ribeiro, Renato Peixoto Veras e Anita Liberalesso Neri, que discutem sobre a Terceira Idade e sobre o envelhecimento, entre outros. Ante tais considerações e, pensando a Universidade como instituição que tem por dever estender seus saberes à comunidade como um todo, percebemos o papel fundamental da Universidade como provedora, irradiadora dos direitos que por lei são destinados aos idosos e a UATI cumpre esse papel, pois busca o resgate do idoso, muitas vezes deixado de lado pela sociedade e pela família. 

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