O PROCESSO FORMATIVO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAJETÓRIA E REALIDADE
Resumo
O presente artigo constitui parte de um estudo sobre prática formativa de educador na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Tem como objetivo analisar a trajetória da formação dos professores da EJA no Brasil, tendo como foco o papel do professor e a especificidade da EJA, apresentando algumas reflexões sobre o percurso formativo, críticas e sugestões para a melhoria da qualidade do ensino e da formação dos educadores. A temática abordada é instigante e necessária, sendo de extrema importância para a sociedade, já que reflete a realidade com que muitas pessoas estão imersas dentro do cenário social, almejando que as políticas públicas, voltem “seus olhos” para a formação de professores que atuam ou vão atuar na Educação de Jovens e Adultos. No percurso metodológico optou-se pela abordagem qualitativa, quanto aos objetivos caracteriza-se como exploratória explicativa, e quanto aos procedimento utiliza a pesquisa bibliográfica e documental. Os autores que dão subsídios teóricos a este trabalho são: Pimenta (2002), Arroyo (2005), Soares (2012), Freire (2006). Constata-se que as políticas públicas voltadas à formação do educador da EJA ainda não tem se concretizado na prática, necessitando de investimentos consistentes e oportunidade de formação continuada para essa modalidade de ensino a fim de que os educadores apropriem-se de conhecimentos que subsidiem o desenvolvimento das práticas pedagógicas condizentes com a amplitude e complexidade da EJA.
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