Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO DE UM RESUMO: A NÃO LINEARIDADE DAS ETAPAS DO PROCESSO DE ESCRITA

Ana Claudia Oliveira Azevedo, Sandy Tavares de Almeida, Amanda de Macedo Moura Couto, Márcia Helena de Melo Pereira

Resumo


A observação do processo de escrita permite uma melhor compreensão de como um texto é construído. Neste artigo, busca-se investigar como ocorrem as etapas que constituem este processo, a saber: planejamento, análise e redação (elaboração textual), de modo a perceber se há ou não linearidade neste processo. Para isso, analisa-se dados processuais do momento da elaboração de um resumo, escrito por uma dupla de estudantes do curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Para essa análise, toma-se por base os pressupostos de Bakhtin (1997) e e Marcuschi (2003) a respeito do conceito de gênero. Considera-se, também, os postulados de Hayes & Flower (1981) e Passarelli (2012) a respeito do processo cognitivo de escrita. Além dissoussi, o resumo é considerado aqui como um gênero que é fruto de uma retextualização, por isso, são aplicadas as afirmações de Marcuschi (2001) e Matencio (2002) quanto ao processo de retextualização e, desta última, quanto ao gênero resumo. Descreve-se, ainda, operações de reescrita, com base nos postulados de Calil & Felipeto (2010), que se baseiam em Fabre (1986). A análise dos dados evidenciou que o processo de escrita não ocorre de uma maneira linear, uma vez que a dupla transita livremente entre todas as etapas, ao longo de todo o processo de escrita.

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