Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O PRAZER DE APRENDER BRINCANDO: O LÚDICO COMO POTENCIALIZADOR NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.

Bianca Almeida Nunes, Joventina Erica Silva Pimentel

Resumo


Este artigo buscou compreender como o lúdico pode contribuir no desenvolvimento da alfabetização no ciclo inicial do ensino fundamental. Com base na importância do brincar no desenvolvimento cognitivo das crianças procuramos analisar a seguinte questão norteadora: de que maneira o lúdico pode contribuir no desenvolvimento da alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais? Sendo assim nosso objetivo foi utilizar o lúdico de modo a contribuir com uma aprendizagem prazerosa. Para dar embasamento a discursão investimos no diálogo com Mortatti (2006), Bacelar (2009) e Friedmann (2012). Caracterizou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, a metodologia adotada foi à pesquisa-ação, por compreender que a mesma representa uma possibilidade de unir teoria e prática, os dados foram coletados por meio de observação, entrevistas e intervenção. Com a realização da pesquisa bibliográfica e das atividades realizadas em sala de aula pode-se afirmar que o lúdico é uma ferramenta importante para torna prazeroso e divertido o momento da aprendizagem.


Texto Completo: PDF