Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O LUGAR DA MEMÓRIA NA FOLIA DE REIS ENQUANTO PRÁTICA EDUCATIVA

Alba Valéria Freitas Dutra, Cecilia Conceição Moreira Soares

Resumo


O presente artigo trata-se de um relato da proposta de pesquisa apresentada para a seleção de mestrado em educação/2019, no Programa de pós-graduação em educação da UESB. O objetivo desse estudo é analisar o lugar da memória na Folia de Reis do Grupo Folclórico Coquis e perceber como essa memória sustenta uma prática educativa no contexto da Folia de Reis. Nesse estudo faremos uma análise preliminar de algumas referências bibliográficas sobre o conceito de memória a ser pensado para a Folia de Reis. A pesquisa será desenvolvida na cidade de Rubim Minas Gerais nos anos 2019 e 2020 tendo como pesquisados os sujeitos envolvidos nesta prática social, a saber: os foliões e foliãs da festa, os mais jovens que reproduzem a prática cultural e a matriarca da folia. O grupo Coquis se reconhece como um grupo folclórico que mantém a tradição da Folia de Reis na região. É uma comunidade eminentemente negra que guarda marcas culturais de sua origem rural embora residam hoje na cidade.

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