O IMPACTO DAS NUCLEAÇÕES DAS ESCOLAS DO CAMPO - UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MALHADA DE PEDRAS/BA
Edna Alves Pereira da Silva, Doralice Leite Ribeiro Alves, Alcirlene Aparecida dos Santos
Resumo
Partindo do pressuposto de que a Educação do Campo nas últimas três décadas vem sendo tratada numa perspectiva de valorização da diversidade, na qual a construção da identidade do educando e a organização do ensino campestre vem sendo priorizados é que se objetivou identificar os impactos que as nucleações escolares trouxeram nas escolas do campo do município de Malhada de Pedras/BA. Para tanto, foi aplicado um questionário aos professores das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino, através do qual se constatou que o processo de nucleação trouxe resultados predominantemente positivos quanto aos aspectos físicos (melhoria na infraestrutura, como banheiro feminino e masculino; melhoria na cozinha, etc) e pedagógicos (diretores e coordenadores nas escolas e formação continuada). Vale ressaltar que o processo de nucleação das escolas da Rede Municipal de Educação de Malhada de Pedras ocorreu entre as escolas do campo, ou seja, do campo para o campo e não para a sede ou distrito como acontece na maioria dos municípios brasileiro.
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