Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O GERENCIALISMO EM OPOSIÇÃO A GESTÂO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO FUNADAMENTAL II

Jusceleide M de SOUZA, Daniele F. F. RAIC, Ivete B. G. CARVALHO, Sibele S. da S. M. NERY

Resumo


O estudo, ainda em andamento, tem por objetivo refletir sobre a gestão escolar e seus desdobramentos, no contexto prático da gestão vivenciada na escola pública municipal de Ensino Fundamental II, trazendo para o campo de discussão os desafios enfrentados na implementação de uma gestão efetivamente democrática, que contemple a participação de todos os atores e autores da escola, de modo a promover a autonomia e a consolidação da cidadania de todos os envolvidos no contexto educativo. Trata-se de um trabalho desenvolvido no programa de pós-graduação, nível de mestrado e, por isso, apóia-se na pesquisa bibliográfica, a fim de construir um corpus teórico consistente que ajuda a compreender alguns fatores dificultadores na implantação de uma proposta de gestão na escola pública que seja capaz de transformar as relações escolares no sentido de sua qualidade social. Assim, parte do pressuposto de que a gestão escolar possibilita um espaço educativo público voltado para a construção da cidadania com justiça, dignidade e participação de todos os seus agentes construtores inseridos no seu contexto.


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