Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

José Gaspar Rosa, Lúcia de Fatima Valente

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre o Exame Nacional do Ensino Médio, seu ranquemento e a função social da escola. Trata-se do recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida para apreender as implicações do ranqueamento do Enem em escolas de ensino médio, notadamente em Teófilo Otoni/MG.  Como metodologia, utilizou-se a revisão bibliográfica a partir de Freire (2005), Silva (2005), Freitas (2011), entre outros, análise dos documentos e pesquisa de campo. Os estudos revelaram que a função social da escola que deveria formar um sujeito participativo, construtor de seu futuro a partir do conhecimento adquirido nas relações entre os grupos sociais não vem sendo atendida e se coloca aos interesses de uma classe, sendo que as notas do Enem e seu ranqueamento vem servindo para reproduzir esta ordem social.

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