Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O ESPAÇO/AMBIENTE INTERNO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS

Djanira Ribeiro Santana

Resumo


Este artigo resulta de uma pesquisa de campo que se propôs a analisar a organização dos espaços/ambientes de uma instituição de Educação Infantil situada no município de Ibicuí-BA. Teve por objetivo analisar a organização e os elementos presentes nos espaços/ambientes escolares, com a contribuição das crianças. Apesar de ter sido analisado os espaços internos e externos da referida instituição, abordaremos aqui apenas a análise da sala de aula.  Para a realização do estudo, optamos pela abordagem da pesquisa de ordem qualitativa, com um estudo de caráter descritivo. O processo de interlocução usado junto aos sujeitos da pesquisa foi mediado pelo uso da fotografia, que permitiu às crianças a analisar de modo crítico todos os espaços que fotografaram, emitindo sua opinião sobre os mesmos. Para analisar os dados produzidos, empregamos o procedimento de análise de conteúdo de Bardin (2011), por nos permitir ter flexibilidade na organização dos dados e revisão teórica e favorecer o desvendar do discurso de maneira crítica através da inferência na interpretação das informações. Os resultados apontam tanto para a inadequação da infraestrutura dos espaços físicos e para a ausência de espaço para a brincadeira e para o contato com elementos da natureza, quanto para uma organização desses espaços/ambientes caracterizada pela desconsideração do interesse das crianças.

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