O DIREITO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E PEDAGÓGICO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o lugar que a Educação Física ocupa na Educação Infantil do Campo, em uma escola municipal, de um distrito de Feira de Santana/Bahia. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, sendo um recorte do projeto de pesquisa maior, vinculado ao Centro de Documentação em Educação (CEDE) intitulado: “Educação infantil na zona rural: caracterização e análise do cenário de implementação das políticas de educação do campo no município de Feira de Santana. Durante a realização da pesquisa, a entrevista semi-estruturada e o questionário são instrumentos de coleta de dados importantes para realizar o mapeamento das escolas de educação Infantil que compõem a amostra da pesquisa. No decurso da investigação, após identificação das instituições, foi realizada uma caracterização dos aspectos administrativos, pedagógicos e as implicações no trabalho dos professores da Educação Física. O trabalho proporcionou um espaço importante de estudo e reflexão sobre as ações desenvolvidas pelos professores nas aulas de Educação Física junto às crianças da Educação Infantil do Campo identificando elementos importantes para a formação de professores, na prática dos gestores e coordenadores pedagógicos que atuam no cotidiano das escolas do campo.
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