Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O DESAFIO DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL PARA OS ALUNOS SURDOS: AS CLASSES GRAMATICAIS INVARIÁVEIS E A SEMÂNTICA

Roberto do Amaral Santos Júnior

Resumo


O artigo propõe-se a investigar o desafio da interpretação textual para alunos sujeitos surdos, especialmente na leitura impressa, propondo possibilidades de estratégias em busca do desenvolvimento exitoso dessa habilidade, na perspectiva da Educação Bilíngue. Entretanto, o enfoque será em como os termos pertencentes às classes gramaticais invariáveis, a saber: os advérbios e as preposições, a partir de um texto trabalhado, são entendidos e produzem efeito de sentido para o leitor surdo concludente da Educação Básica.  Desta forma, analisaremos como esse sujeito concebe o entendimento do que é lido, através do processo de decodificação e significação de palavras em Língua Portuguesa, estabelecendo a relação entre elas, tendo como referência sua língua natural, a língua de sinais, neste caso, Libras. Ademais, procuraremos avaliar como esse processo influência diretamente no desenvolvimento da habilidade escrita desse aluno. 

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