NOVAS TECNOLOGIAS E NOVAS PRÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: O BLENDED LEARNING E AS METODOLOGIAS ATIVAS
Giovane Santos Brito, Moanna Brito Seixas Fraga
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é discutir alguns pontos relacionados ao Ensino Superior, à EaD e à utilização de novas tecnologias e os novos métodos de aprendizagem, principalmente frente às dificuldades que alguns docente enfrentam, no tocante às primeiras experiências em sala de aula. A questão que nos orienta neste trabalho gira em torno do seguinte questionamento: Quais tecnologias e quais práticas pedagógicas devem ser utilizadas para uma aprendizagem efetiva no ensino superior? O método que foi utilizado para a confecção deste trabalho foi o da revisão bibliográfica. Abordamos, principalmente, conceitos como Novas Tecnologias, Blended Learning e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Concluímos que uma aprendizagem efetiva no ensino superior perpassa as abordagens de métodos e técnicas inovadoras de ensino que estejam concatenadas com as práticas da sociedade atual.
Texto Completo: PDF