MULTISSERIAÇÃO: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Resumo
Este artigo é um recorte de um trabalho monográfico de conclusão do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB/Campus de Itapetinga-BA, intitulado Multisseriação: Um olhar sobre os desafios da prática docente em uma escola do campo, objetivando investigar os desafios da prática docente em uma turma multisseriada de uma escola do campo no Município de Itapetinga-BA. O estudo justifica-se pela constante necessidade de reflexões referentes ao sistema multisseriado, fenômeno latente no contexto de instituições educacionais rurais brasileiras. Tal condição é reflexo da histórica exclusão social que corrobora com a fragilidade do projeto de educação ofertado a essa população. Como pressupostos teóricos, versamos o diálogo com os seguintes aportes: Arroyo e Fernandes (1999); Caldart (2009); Druzian (2012); Silva Filho (2014); Hage (2011); Locks (2013); Medeiros (2010); Mészáros (2008); Pires (2012); Santos (2010) dentre outros. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo advém de uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, cujo os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista semiestruturada e análise documental. Para o seu tratamento utilizamos a análise de conteúdo mediada pela análise categorial progressiva (BARDIN, 2011). Os partícipes desse estudo foram: a professora do turno matutino da escola rural pesquisada e a coordenadora pedagógica que atendia a instituição no recorte temporal pesquisado (2017). A pesquisa evidenciou estratégias pedagógicas significativas no contexto da sala multisseriada, bem como os desafios docentes no que concerne ao planejamento, formação e estrutura que auxiliem no atendimento dessa realidade.
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