Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MULHER, MÃE, DONA DE CASA E ESPOSA: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES PARA INGRESSAR E PERMANECER NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Samara Gomes Aguiar, Valquiria Normanha Paes, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Resumo


A conquista do direito à educação igualitária obtida pelas mulheres aconteceu mediante um longo caminho de lutas e resistências. Foram inúmeras as batalhas travadas pelo público feminino até conseguirem acesso ao ensino, depois a um ensino de qualidade e que acontecesse sem as limitações impostas pelo machismo e patriarcado. Em vista disso este trabalho propõe reflexões sobre o acesso de mulheres ao Ensino Superior e sobre sua condição no meio universitário, considerando os múltiplos papéis que elas vêm desempenhando na atualidade. Acerca dos procedimentos metodológicos os dados alcançados são o resultado da utilização e análise de um questionário semiestruturado aplicado com 116 alunas dos quatro cursos oferecidos pelo campus XII da Universidade do Estado da Bahia. Ele foi utilizado com o intuito de conhecer a visão de mulheres estudantes que estão inclusas nas condições de mães, esposas, donas de casa e trabalhadoras. Valeu-se também da revisão bibliográfica para identificar o que vem sendo discutido em relação ao acesso e a permanência da mulher contemporânea na Educação Superior. O que ficou mais explícito é que os avanços e progressos femininos alcançados até o momento não foram fáceis, mas, graças a muitas lutas iniciadas no passado conseguiram evoluções significativas para a vida de grande parte delas. Diante desse cenário de vitórias, pode-se afirmar que mesmo com as constantes tentativas de invisibilização as mulheres estão cada dia mais distantes da subjugação que outrora lhe foi imposta e decididas a investir em sua carreira profissional, conferindo a ela uma importância nunca antes oferecida. 

Texto Completo: PDF