Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MEMÓRIAS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA COM BASES PACTUADAS NOS VALES JEQUITINHONHA E MUCURI

Ednéia dos Santos Cunha Neves, Alice Matoso da Costa Silva, Mara Lúcia Ramalho, Danyelle Crystina Fernandes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo descrever de forma qualitativa o processo histórico de diálogo que se estabeleceu entre entes federados, culminando na consolidação de ações do Programa Educacional de Cooperação Interinstitucional – PROEDU VALES, na área de abrangência da UFVJM. Uma ação de extensão universitária constituída em regime de colaboração, com bases pactuadas, entre parceiros público-público. Seu objetivo é a organização de uma política de formação continuada para os territórios do Jequitinhonha e Mucuri, possibilitando aos gestores dos sistemas de ensino efetivar a formação continuada de profissionais da educação básica, através da modalidade de educação à distância. O processo formativo configura-se por meio da plataforma Moodle, no ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvendo teoria e prática, em serviço, conexão territorial e demandas pedagógicas entre sujeitos e municípios envolvidos. Como resultados indicam-se o fortalecimento e a articulação dos parceiros educacionais, o desenvolvimento doProjeto Interinstitucional de Formação de Gestores Pedagógicos” e a “A Prática Pedagógica nos Municípios Mineiros do Jequitinhonha e Mucuri: interdisciplinaridade, reconceptualização e reflexão sobre a ação”, o estímulo ao uso da tecnologia na educação e a participação de tutores e cursistas em eventos científicos. A prática pedagógica abrange profissionais da educação básica das redes pública municipal e estadual e é instituído em municípios que integram os polos de formação do Alto/Médio/Baixo Jequitinhonha e Mucuri. Conclui-se que os princípios da articulação, cooperação e a colaboração pautam-se no desenvolvimento de estratégias interinstitucional para driblar limitações políticas, econômicas, sociais e educacionais, estabelecendo estratégias formativas para melhoria da qualidade da educação básica.

Texto Completo: PDF