MEMORIAL DE PERCURSO: SABERES CONSTRUÍDOS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DA EJA
Simone Gonçalves SOUTO, Jussara Vieira DIAS, Denise Aparecida Brito BARRETO
Resumo
O presente trabalho busca apresentar as narrativas sobre o campo da formação de professores formadores da Educação de Jovens e Adultos- EJA, por meio dos relatos das experiências, práticas e memória, com vistas á reflexão quanto à qualidade e sua prática pedagógica nessa modalidade de ensino. Essa proposta apresenta como objetivo geral compreender como os professores formadores concebem sua prática pedagógica no processo de formação e como objetivo específico analisar como estas práticas foram construídas a partir de suas trajetórias de vida- formação. Será utilizada uma metodologia (auto) biográfica, buscando compreender através da escrita de memoriais como movimento de investigação e formação para identificar como estas práticas foram construídas a partir de suas trajetórias de vida-formação. A pesquisa será desenvolvida com dez professores formadores do Programa TOPA- Todos pela Alfabetização, do município de Vitória da Conquista-BA a partir da análise dos memoriais em que teremos a constituição de um diagnóstico. Para fundamentar a discussão sobre os saberes experenciais dos professores formadores que atuaram no programa, buscou-se autores que versam sobre o referido tema: Freire (2001;2007), Arroyo (2000), Souza (2008), Tardif (2014), Ataíde e Sousa (2008). Espera-se que esse estudo possa proporcionar aos professores formadores uma experiência significativa na busca de si e das memórias enquanto docentes, apresentadas de forma reflexiva sobre seu passado e o presente.
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