LITERATURA INFANTIL E RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS: O ESTADO DA ARTE NO GT 21 DA ANPED (2005-2017)
Janmily Dantas de Lima Rocha, José Valdir Jesus de Santana, Edmacy Quirina de Souza, Reginaldo Santos Pereira
Resumo
Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados da construção de um Estado da Arte sobre relações étnico-raciais na literatura infantil, destinada à educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental I. Optamos por este modelo de estudo por nos proporcionar o conhecimento do quanto este tema tem sido tratado nas produções acadêmicas. Partindo deste princípio, referenciamos alguns autores que abordam sobre este tipo de estudo: Ferreira (2002) e Romanowski e Ens (2006). O lócus da pesquisa foi o banco de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), especificamente o Grupo de Trabalho 21: Educação e relações étnico-raciais, tendo como recorte temporal os anos de 2005-2017. A investigação foi situada nos textos dos trabalhos completos, onde foram encontrados nove trabalhos, no entanto, após á análise dos textos, apenas seis foram compatíveis com o objetivo da pesquisa. O mapeamento analítico nos proporcionou observar o quanto a discussão desta temática ainda é pouco problematizada nos trabalhos publicados na ANPED.
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